Resenha – O Hobbit, de J. R. R. (John Reuel Ronald) Tolkien

Oláá Pessoinhas (estou falando com hobbits) !

Essa foi a última leitura de 2013 🙂

ohobbit
O Hobbit, edição da WMF Martins Fontes de 2009.

O Hobbit

De J. R. R. (John Reuel Ronald) Tolkien, 296 páginas

Editora WMF Martins Fontes

Brasil – 1995/2009 (Reedição)

Oficial: 1937

 Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem á sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!

PARA! Antes de tudo, se você espera um “Dom Casmurro”, “O Alquimista”, “O Sol É Para Todos”, é melhor repensar seus pensamentos, vestir sua capa de 11/12 anos e vai ler O Hobbit, pois Tolkien escreveu o livro após inventar essa história para e com os seus filhos. Eles deram dicas de nomes e tal.

Esse livro foi responsável para a crítica parar de falar e pensar e botar ficha de que fantasia é subcategoria. Mas aliás, merecia. Fazia muuito tempo (tipo, muito tempo mesmo) que não lia uma fantasia dessa maneira. E me caiu muito bem.

Aos personagens, é difícil você não se apegar. Todos eles tem sua personalidade própria, e ao longo da narrativa vão mudando. Como por exemplo, Thorin Escudo-de-Carcalho, que quer reconquistar seu trono em Erebor, que ao longo do livvo, vai mudando seu pensamento sobre o nosso hobbit mais querido de todos os tempos. (TEAM BILBO \O/)

Algo que pode chatear alguns pessoas, mas que comigo foi algo tão diferente que achei até legal, é que o Tolkien tem um jeito de narrativa diferente. Ele não se contenta em explicar a história. Ele não se importa com isso. Ele se importa em contar a história, por isso que em alguns momentos ele sai do ar e vai falando algumas cois que tem a ver com a história, como se fossem “notas de rodapés”. Aliás, esse narradort em umas sacadas geniais, fazendo dele o seu personagem favorito da história! Mas mesmo assim, isso me deixa um pouco triste pois em certo momento do meio do livro ele dá um spoilerzinho sobre o final. 😦

Uma das várias sacadas geniais do narrador:

– Sujeitinho impressionável – disse Gandalf, enquanto eles se sentavam. – Tem uns acessos estranhos, mas é um dos melhores, um dos melhores. Feroz como um dragão num aperto.

Se vocês alguma vez na vida já viram um dragão num aperto, irão perceber que essa comparação só podia ser uma licença poética quando aplicada a qualquer hobbit, mesmo no caso do tio-bisavô do Velho Tûk, Urratouro, que era tão grande (para um hobbit) que conseguia montar um cavalo. Ele atacou os pelotões dos orcs de Monte Gram, na Batalha dos Campos Verdes, e arrancou a cabeça de seu rei Golfimbul com um taco de madeira. A cabeça voou pelos ares cerca de cem jardas e caiu numa toca de coelho, e dessa maneira a batalha foi vencida e ao mesmo tempo foi inventado o jogo de golfe.

É disso que eu tô falando! Fenomal Tolkien, fenomenal!

Não sei se preciso disser, mas se você gostou de ASOIF (A Song Of Ice And Fire/As Crônicas de Gêlo & Fogo), você vai amar O Hobbit, e também O Senhor Dos Anéis (sim, estou lendo), pois da mesma maneira que Tolkien, Martin criou um mundo do zero. Outra coisa muito incrível sobre a Terra Mpedia, é que Tolkien diz que ela é uma era que já passou da nossa terra. Eu não sei ao certo quando foi, mas eu acho que foi antes da Idade Média. E tem gente que acredita nisso!

E sim, eu sou uma das pessoas que acreditam, obrigado.

Bem, é isso. Se você quer uma fantasia totalmente de fantasia (sem subcategorias), leia. Se você quer um verdadeiro clássico, leia. Se você quer um livro, leia. De todas as formas possíveis, leia esse livro, pois é incrivel e simples e inacreditalmente incrível.

É isso! Até a próxima ;P

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s