Resenha: Quem é Você, Alasca? – de John Green

Mais uma resenha do John Green :3

images    Quem é Você, Alasca? – O Primeiro Amigo, A Primeira Garota, As últimas Palavras

de John Green, 2005 (Lançamento no Brasil: 2010)

wmf Martins Fontes, 229 pág.

  “… se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão.”

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras – e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola á procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava á beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, incluindo Alasca Young. Inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao “Grande Talvez”.

Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével de uma vida por ter sobre outra. Um livro incrível que marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.

Como se diz na sinopse, esse foi o primeiro livro escrito por John Green. E se você está pulando essa resenha pois não gosta de John Green após ler A Culpa É Das Estrelas, mas existe um motivo para você continuar a ler este post: Conheço, e já vi, várias pessoas que leram ACÉDE e odiaram/não gostaram/acharem sem graça e leram Quem é Você, Alasca? e adoraram!

Bem, algo que já se diferencia Quem é Você, Alasca? (acho que essa vai ser a última comparação) de ACÉDE é que QVA é um pouco mais inteligente. “Como assim mais inteligente?”, bem, essa inteligência é um pouco difícil de explicar. Simplesmente, as frases são um pouco mais construídas, e a história é muuito complexa, daquele tipo: SÓ EXISTE DUAS MANEIRAS DISSO TER ACONTECIDO, MAS NÃO FOI NENHUMA DAS DUAS. AI MEU DEUS, AI MEU DEUS, EU VOU MORRER, O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

Bem, já que entrei no tópico “História”, vou continuar nele. Bem, como disse, a história é complexa e muitíssimo bem construída. Nenhuma ponta solta, e tudo depois se completa numa perfeita harmonia e sincronia.

Sobre os personagens, eu digo que o John Green conseguiu criar algo novo, principalmente para o Miles. Ele passou a vida inteiro sem amigos e nunca se apaixonou, para ái BUUUUUM, Coronel, Alasca, Takumi e Lara entrarem repentinamente em sua vida. Não é preciso dizer, mas John Green criou um livro com um cenário espetacular, personagens incríveis, uma história surpreendente que vai quebrar o cérebro do leitor até a última página sem precisar usar grandes apelações nem fantasia!

Não acho necessário falar sobre a escrita do autor. Nas outras duas resenhas anteriores (Cidades de Papel e A Culpa é Das Estrelas), já disse que ele escreve muito bem. E o final, como sempre, é espetacular.

Como a maioria dos livros do John Green que leio, eu acabo relendo. Na maioria deles, a releitura é tão boa quanto a primeira leitura, com o autor conseguindo deixar a mesma magia da primeira vez que o leitor se aventura por aquelas páginas.
Então, Quem é Você, Alasca? esta muito recomendado para todos os leitores!

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s