Meses Clássicos: O Sol é Para Todos, de Harper Lee

 

images

 

O Sol é Para Todos

Harper Lee, 1960

Editora Abril Grandes Sucessos, 317 págs

 

 Um dos romances mais adorados de todos os tempos, O sol é para todos conta a história de duas crianças no árido terreno sulista norte-americano da Grande Depressão no início dos anos 1930. Jem e Scout Fincher testemunham a ignorância e o preconceito em sua cidade, Maycomb – símbolo dos conservadores estados do sul dos EUA, empobrecidos pela crise econômica, agravante do clima de tensão social. A esperta e sensível Scout, narradora da trama, e Jem, seu irmão mais velho, são filhos do advogado Atticus Finch, encarregado de defender Tom Robinson, um homem negro acusado de estuprar uma jovem branca. Mas não é só nessa acusação e no julgamento de Robinson que os irmãos percebem o racismo do pequeno município do Alabama onde moram. Nos três anos em que se passa a narrativa, deparam-se com diversas situações em que negros e brancos se confrontam. Ao longo do livro, os dois irmãos e seu pequeno amigo de férias, Dill, passam por tensas aventuras, grandes surpresas e importantes descobertas. Nos episódios vividos ao lado de personagens cativantes, como Calpúrnia, Boo Radley e Dolphus Raymond, aprendem e ensinam sobre a empatia, a tolerância, o respeito ao próximo e a necessidade de se estar sempre aberto a novas idéias e perspectivas. O sol é para todos é o único livro de Harper Lee. Sucesso instantâneo de vendas nos EUA, que se tornou um grande best-seller mundial. Recebeu muitos prêmios desde sua publicação, em 1960, entre eles, o Pulitzer. Traduzido em 40 idiomas, vendeu mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo e, em 1962, foi levado às telas com Gregory Peck – ganhador do Oscar por sua interpretação de Atticus Finch – Brock Peters, Robert Duvall e outros. O Librarian Journal dos EUA deu sua maior honraria à história elegendo-a o melhor romance do século XX. Em 2006, uma pesquisa na Inglaterra colocou O sol é para todos no primeiro lugar da lista de livros mais importantes, seguido da Bíblia e de O senhor dos anéis, de J. R. R. Tokien. Também entrou para a lista da Time Magazine dos Cem Melhores Romances de Todos os Tempos. 

 

Bem, já faz algum tempo que eu li, umas três semanas mais ou menos, mas mesmo assim, ainda estou sem palavras para esse livro.

Como se diz na sinopse, ele é um dos Cem Melhores Romances de Todos os Tempos. Sério, é hiper merecido.

Algo que nos chama uma atenção extraordinária do livro é o jeito como as coisas acontecem e a escrita da Harper Lee. Ele soube transcrever emoções de uma maneira espetacular. A personagem principal tem lá seus oitos anos, então a Harper Lee fez algo com uma maestria de alguém que já está muito acostumado a escrever, que pode olhar para o mundo com diversas visões ao mesmo tempo. Ela consegue colocar a inocência de criança de Scout e ao mesmo tempo, nos mostrar o olhar normal, ou adulto, que já vimos nos outros livros. É algo que poderia ter dado muito errado, mas que felizmente deu extremamente certo.

Eu preciso dizer mais? O livro tem aquela coisa extraordinária que, mesmo que eu fosse formado em literatura e fosse o melhor resenhista do mundo eu conseguiria descrever a perfeição, o paraíso, o nirvana que é o livro.

Bem, vou tentar falar mais um pouco. Bem, ela colocou vários aspectos de uma vida normal de uma criança no livro. Diferente de outros livros em que eles se concentram apenas na aventura, aqui nos vemos uma vida de uma criança “normal”. É isso que eu prezo no livro.

Esse é o único livro da Harper Lee, e cara, ela não conseguiria escrever um livro dessa magninetude. Vale por mil.

 

Sinceras desculpas por não poder falar tanto assim do livro, mas sério, quando vocês lerem vocês vão entender. Até mais!

Anúncios

Um comentário sobre “Meses Clássicos: O Sol é Para Todos, de Harper Lee

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s