Resenha: O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne

Olá! Tudo bem?

 

imagem O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas: A Fable)

de John Boyne, 2007

editora Cia. das Letras, 186 páginas

ISBN: 9 788535 911121

 

 É muito difícil descrever a história de O Menino do Pijama Listrado. Normalmente, o texto de orelha traz alguma dica sobre o livro, alguma informação, mas nesse caso acreditamos que isso poderia prejudicar sua leitura, e talvez seja melhor realizá-la sem que você saiba nada sobre a trama.

Caso você comece a lê-lo, embarcará em uma jornada ao lado de um garoto de nove anos chamado Bruno (embora esse livro não seja recomendado a garotos de nove anos). E cedo ou tardse chegará com Bruno a uma cerca.

Cercas como essa existem no mundo todo. Esperamos que você nunca se depare com uma delas.

 

Esse livro se destaca principalmente pela sua simplicidade. O próprio autor chega a declarar que o livro foi escrito em dois dias (pelo menos o primeiro rascunho). Então, bem diferente de outros livros do autor, como O Pacifistas ou O Garoto no Convés, em que são bem pensados. Claro, não que esse não seja.

Por qual motivo esse livro é tão incrível? Pelo simples motivo que eu apontei ali em cima: sua simplicidade. Os personagens são simples, a história é simples, e os acontecimentos são simples. Não são “aconteceu algo, isso vai se desenvolver lentamente até chegar o momento em que isso vai acabar.”. Não, ele só simplesmente acontece, desenrola rapidamente e o quando nos envolvemos pela histórias, ficamos rapidamente apaixonados por todos os personagens apaixonantes de John Boyne, o livro já acabou. Nisso o livro é incrível: sua complexa simplicidade.

Muitas vezes você vai se deparar com pessoas que dizem que esse livro é triste. E eu vou ser uma delas. O final é arrasador, te deixa sem palavras. Ele é pior ainda pois é o final. John Boyne entrou para o Clube Dos Autores Que Sabem Mexer Com Nossos Sentimentos. Você sente a história, você sente tudo.

Realmente, o livro mostra como o ser humano pode ser cruel, e não há ninguém que possa escapar dessa crueldade.

Resumindo: o livro é incrível.

 

Obrigado por lerem até aqui! Veja o vídeo sobre o livro e sobre O Diário de Anne Frank:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s