Resenha: Extraordinário, de R. J. Palácio

Olá gente, tudo bem?

 

imagem

Extraordinário (Wonder)

R. J. Palacio, 2012

Editora Intrínseca, 315 págs

ISBN: 978-85-8057-301-5

 Não julgue um livro menino

pela capa cara

August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora.  Todo mundo sabe como é ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a iniciar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem um missão nada fácil pela frente: convencer os colegas que, apesar da aparência um pouco incomum, ele é um menino igual aos outros.

 

O mais legal do livro, é que ele retrata o quanto a vida de um garoto com esses problemas é normal. Em certo momento do final do livro, ele diz que “todo o que está acontecendo é pelo motivo de as pessoas o verem diferente, mas para ele, ele e tão normal quanto qualquer garoto dessa idade.” A R. J. Palacio mostrou isso muito bem. Ele está realmente muito bom para o livro de estreia da autora.

O livro não é apenas contado na perspectiva do Auggie, mas sim de pessoas próximas dele (Via, Summer, Jack, Justin e Miranda), ampliando ainda mais a visão que temos do pequeno sistema solar a qual eles fazem parte. Achei isso super necessário, principalmente pelo jeito que a R. J. Palácio quis mostrar o livro a nós.

O livro se mostra extraordinário por isso. Pela sua simplicidade cativante. Quando lemos um livro sobre doença, pensamos: “ai meu Deus, a pessoa vai ser depressiva, vai falar sobre superação e não sei o que mais.”. Mas com extraordinário não é bem assim. Ele é simples, ele mostra-nos que ele é normal. Que ele só tem uma pequena singularidade.

A escrita da autora é muito gostosa, por mais que a única coisa que tenha me incomodado durante o livro foi que ela “nerdificou” todo mundo, mas isso é só mais um detalhe a parte. A Editora Intrínseca lançou duas capas, a branca e a azul (que é a versão americana).

 

Enfim, é isso, até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s