Percy Jackson & Os Olimpianos

livros_percy_jackson

Uma das sagas mais famosas da atualidade é Percy Jackson & Os Olimpianos, escrito pelo ex-professor de história Rick Riordan. Antes de tudo, gostaria de falar que a inspiração para essa saga é muito legal: O filho de Rick Riordan, Gabriel Riordan, tem TDAH (Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade) e Dislexia, e uma noite, ele pediu para seu pai contar uma história com um herói com essas características. Com esse simples pedido, Percy Jackson nasceu e Rick Riordan ficou rico.

Tá, mas sobre o que se trata a história? Bem, eu achei ela bem inteligente, pois o Rick Riordan pensou muito antes de simplesmente colocar os deuses lá. Sim, deuses, pois a série é sobre Mitologia Grega. Existe toda uma explicação, realmente boa, do por que os deuses foram para os Estados Unidos, e não é só uma “americanização”.

Voltando á história, o protagonista, Percy Jackson, é um semideus filho de Poseidon, deus do mar. Ele não deveria estar vivo, pois, ao final da Segunda Guerra Mundial, os Três Grandes fizeram um pacto de que nenhum deles geraria filhos. Poseidon não cumpriu o trato, e nasceu Percy Jackson. Tudo isso é por causa de uma profecia, de que um filho dos antigos deuses iria ter um decisão importante ao completar dezesseis anos, que seria de preservar ou arrasar o Monte Olimpo. E a série conta isso, todo o desenvolvimento do personagem, dos onze aos dezesseis anos, para se cumprir a tal da Grande Profecia.

O atrativo principal da série, com certeza, é a Mitologia Grega. Ele introduziu o básico e adaptou de uma maneira de que o público alvo (livros infanto-juvenis) pudesse entender todos os mitos e lendas, e tira o que eles não entenderiam, por exemplo, certos casos de “ganância” de Zeus, mas por pessoas. Claro, ele muda diversas coisas, mas já um aprendizado relevante.

Outro ponto alto é o sarcasmo do personagem, que acaba se tornando o humor. Ele sempre tem um resposta sarcástica e engraçada na manga, por isso, o livro até se torna engraçado. Mas, algo que eu achei irritante é o fato que o Percy de 11 anos tem as mesmas piadas do Percy do 16, então, não vi o amadurecimento desse quesito no personagem. A narração em primeira pessoa deveria deixar isso mais claro, mas infelizmente, não aconteceu isso. Apenas percebi um amadurecimento por parte do personagem na segunda série, Heróis do Olimpo. (resenhas abaixo) Por mais que o personagem não amadureça, os livros amadurecem. Rick Riordan entende que seus leitores crescerem, por isso coloca alguns elementos mais sombrios, como a morte. Obviamente, tem a ausência do sangue nas lutas, mas elas vão evoluindo de lutinhas de um parágrafo para lutas empolgantes. Sim, as lutas de O Último Olimpiano são empolgantes para a faixa etário, pelo menos eu me empolguei.

O Rick Riordan sabe nos surpreender, pelo menos ele me surpreendeu bastante no último livro, que foi melhor do que eu esperava. Ele mudou tudo que havíamos construído durante os livros, e remodelou, como se você fizesse alguma coisa com pecinhas de Lego, ai alguém chega e arruma totalmente diferente, mas que fica melhor.

A série é ótima, principalmente para crianças de 10 anos começarem a ter seus primeiros contatos com os livros. A série tem dois filmes baseados nos dois primeiro livros, O Ladrão de Raios e O Mar de Monstros, ambos conhecidos por serem pouco fiéis aos livros.

Enfim, Percy Jackson & Os Olimpianos é uma série que marcou essa geração, como Harry Potter também marcou a sua.

PJ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s