Hoje Vamos Conversar Sobre/HQ! Retalhos, de Craig Thompson

TÁ FALANDO DE HQ? COMO ASSIM?

Calma, eu explico: Eu gostei tanto de Retalhos, que eu desisti da preguiça e resolvi falar sobre HQ’s aqui. Talvez evolua para eu falar de mangás também (mentira, é improvável que eu faça isso), mas por enquanto, uma vez ou outra, não sempre, talvez, sei lá, uma vez a cada quatro meses, eu fale sobre alguma HQ. Mais, sério, essa HQ tocou fundo no meu coração.

 

images Retalhos (Blankets)

de Craig Thompson

Editora Quadrinhos & Cia

 

O livro conta a história do crescimento de um rapaz nascido no Wisconsin, no seio de uma família e comunidade extremamente devotas. Percorre o caminho da infância até à entrada da universidade, e centra-se no relacionamento com os seus pais, o irmão mais novo e a sua primeira namorada, sempre sob o pano de fundo do questionamento religioso. O que torna esta obra tão profundamente bela é a atenção aos pequenos detalhes dos grandes movimentos da vida. A descoberta do amor, a perda da fé, o amor familiar, as descobertas e as incertezas, o ridículo e o trágico, todos estes grandes temas são tratados com uma intimidade e sensibilidade que arrasta o leitor para a narrativa e o deixa a relembrar o próprio processo de crescimento. Só com emoções se tocam emoções

 

O melhor da HQ é o quanto a identificação surge com o leitor. O livro, em sua grande maioria, é sobre os desafios de crescer com os traumas e lembranças da infância, e isso é algo que todos nós já passamos. O autor escreveu sua própria autobiografia, e isso deu um tom mais real ao HQ, o que já era esperado.

Mesmo com essa parte da maturidade, do crescimento e do primeiro amor, o livro tem um pouco de tudo que todos os adolescentes já passaram: a curiosidade, mas que é uma curiosidade não “por que o céu é azul”, mas sim, uma curiosidade pela vida em si, que pelo menos eu não consigo achar nenhuma frase ou palavra para explicá-la.

A vida dele também vem sobre o temor a Deus. Craig veio de uma família crente (ele é batista, caso eu não me engane), e sempre teve o temor a Deus, pois não são raras (na verdade, são mais da metade) as cenas onde isso é retratado. É muito interessante o quanto isso causou um impacto tão grande na vida dele. Eu costumo dizer ou pensar que, em algum momento da vida, teremos algo que será “digno de uma história de um livro”, e que os livros e histórias só mostram que a vida nunca vai ser só uma monotomia. Mas esse HQ mostrou que cada vida é diferente de si, e de quanto cada uma dela vale muito mais do que imaginamos, e do quanto você vai se transformar o quanto você cresce. Essa verdade está aí para todos nós, mas ela se torna mais concreta e mais real o ler Retalhos, já que o Craig é apaixonante.

Os desenhos são lindos, tem uma beleza que te puxa ao fundo da alma e te faz sonhar, junto com essa maravilhosa história, pois são de um traço bem gostoso e criativo. As páginas passam voando, e não é difícil aparecer algumas lágrimas em seu olho, pois a história é como a vida: engraçada e trágica, amorosa e odiosa, incrível e monótona, mas o mais importante, ela é linda.

Nunca falei nisso, mas recomendo ler o HQ ouvindo a música “The a Team”, do Ed Sheeran. Vale a pena também com “Give me Love”, mas eu acho que “The a Team” te prende mais (sim, também adoro Ed Sheeran) a história. Mas, caso você não consiga se concentrar ouvindo música, ignore isso.

Era isso que eu tinha para dizer. Retalhos é linda, uma HQ que até quem não tem o costume de ler HQ’s deveria ler. Uma história para todos!

 

Até a próxima! 😉

3 comentários sobre “Hoje Vamos Conversar Sobre/HQ! Retalhos, de Craig Thompson

    1. HQ’s são o amorzinho da minha vida ❤
      Eu tô lendo tanta HQ recentemente, que você não faz ideia! Daqui a pouco sai resenha, mas já digo que Daytripper foi uma das últimas que eu li e amei tanto quando Retalhos ❤

      Curtir

Deixe um comentário

