Resenha – Por Que Indiana, João? de Danilo Leonardi

Olá! Sim, eu li o livro do Danilo Leonardi, já que “minha relação com ele é extensa”. Conheço o Cabine desde o ano passado, e a grande maioria dos livros que eu li foram recomendações vistas em vídeos (tanto que a “ideia” para criar o blog foi pois eu também queria fazer resenhas), e depois de tanto me ajudarem, achei melhor ajudar também! =D

 

imagem Por Que Indiana, João?

de Danilo Leonardi, 2014

Giz Editorial, 205 págs

 Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.”

 

Como boa parte do pessoal que se motivou a ler o livro por já conhecer o autor do Cabine Literária, eu fiquei com medo de não gostar do livro. Logo após o tão falado “golpe de sorte”, o livro não estava me atraindo. Já estava achando que ele seria aquele tipo de livro que você lê, gosta, mas que depois fica esquecido lá no fundo da sua estante. Felizmente isso mudou. Lá pela página 50, o livro começou a ficar melhor, e ele foi evoluindo. Ele estava excelente, mas a cada virada de página o Danilo entregava um novo prato que nós estranhamos de primeira, mas que amamos logo em seguida. (para se aproveitar da crítica do Felipe Castilho [autor de “O Legado Folclórico”, formado por “Ouro, Fogo & Megabytes” e “Prata, Terra e Lua Cheia”]) O livro vai se estendendo além do bullying, pois logo ele mostra o quanto uma “simples” ação pode bagunçar totalmente uma vida.

Já começamos o livro sabendo que o João é o protagonista, mas isso não significa que ele é sempre o herói, e isso nos mostra a psicologia do personagem, que está sempre muito bem retratada. Tudo está confuso na vida de João, e podemos sentir isso, pois não só nesses momentos, mas em todo o livro, lemos uma excelente escrita do autor. No começo eu estranhei um pouco, mas logo eu me acostumei. É bem legal o fato de que em uma hora lemos “mil novecentos e vovó gostosa”, e na outra já lemos expressões mais atuais, mais do “internetês, como “haters”, “vlog” e “mene”.

Eu, pelo menos, me identifiquei bastante com o João. Felizmente nunca sofri bullying na escola (na verdade, não posso dizer “nunca” pois ainda tenho vários anos de estudo pela frente, e sempre há uma primeira vez para tudo), mas em certos momentos eu paro de ler e me ponho a pensar de que eu provavelmente faria mesma coisa. Além de que ele começa a ouvir Legião Urbana, e eu me identifiquei completamente nesse quesito, pois também sou outro apaixonado por Legião Urbana, além da explicação dele do por que dele gostar de Legião Urbana me deu uma identificação maior ainda.

Como já disse anteriormente, cada vez mais vão acontecendo coisas que você pensa que não vou funcionar dentro de livro, mas funcionam! Por mais que ele tenha só 200 páginas, acontece tanta coisa que parece que você acabou de ler um livro gigantesco, e esse foi o ponto alto do livro. Aquele tipo de livro que é pequeno em tamanho mas gigantesco em conteúdo. É inevitável não ler o livro de uma tacada só, por mais que você queira guardá-lo para não terminar.

Infelizmente, os personagens não foram aprofundados, e isso foi o único ponto baixo que eu consegui encontrar. De verdade mesmo.

 

E é isso! “Por Que Indiana, João?” é um livro incrível e que é recomendado a todos, por isso acende cinco lâmpadinhas, mas que com certeza acendeu muito mais lâmpadinhas dentro da minha cabeça.

lampadinhas
Desculpa, mas eu tive que fazer isso

 

 

 

 

20140830_150629
Eu e o Danilo. Ele é um amor de pessoa, e eu percebi isso em apenas 1 minutos de conversa ❤

 

Por Que Indiana, João? autografado <3
Por Que Indiana, João? autografado ❤
Um comentário sobre “Resenha – Por Que Indiana, João? de Danilo Leonardi

Deixe um comentário

