Resenha: Os Heróis do Olimpo #5 – O Sangue do Olimpo, de Rick Riordan

Oi gente!

 

HDO 5 Os Heróis do Olimpo #5 – O Sangue do Olimpo

de Rick Riordan, 2014

Editora Intrínseca, 430 págs

ISBN: 978-85-8057-595-8

 Depois de enfrentarem as mais penosas missões, Percy Jackson e os outros tripulantes do Argo II ainda precisam encarar a pior delas: chegar a Atenas a tempo de impedir que Gaia, a Mãe Terra, desperte. Neste último volume da série Os Heróis do Olimpo, a Atena Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II seguirá para leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, bão podem ajudar. Como os semideuses conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes e impedir uma guerra entre os acampamentos? A viagem para a Atenas é perigos, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar aonde estão. E, se Gaia despertar, será o fim.

 

O Sangue do Olimpo pode ser considerado o livro mais esperado do ano, principalmente por ser o último livro de uma série. Quando uma série acaba, imaginamos que o último livro vai fechar tudo e vamos nos sentir satisfeitos, mas foi justamente nisso que O Sangue do Olimpo falhou totalmente. O final, que já estava muito aberto, ficou pior ainda com o último capítulo, que, por mais que seja fofo, eu achei um pouco mal-escrito (como se o autor estivesse já cansado de escrever) e bem chatinho, por mais que seja fofo. Sim, achei o último capítulo totalmente desnecessário.

Outra coisa que me irritou profundamente foi que o Rick Riordan construiu muito bem o personagem Frank ao longo de três livros, fazendo ele evoluir o que o Nico levou oito, para ele simplesmente ignorado no último livro! Após o livro anterior, A Casa de Hades, o personagem sofreu tantas mudanças que os capítulos dele nesse livro seriam incríveis, para não falar outra palavra… mas apenas “seriam”, pois não existiram. Parecia que o personagem apenas estava lá para fazer momentos do tipo “é engraçado porque ele é gordo”.

As cenas de ação ficaram incríveis. Como é perceptível, ele guarda as melhores cenas de ação para os últimos livros, já que a grande maioria das batalhas do livro ficaram muito boas, principalmente as narradas pela Reyna. E as narrações de Reyna e do Nico foram, com toda a certeza, o ponto alto do livro. Os personagens foram muito bem explorados, e o Nico foi um dos únicos personagens a ter um final decente. Tivemos uma plana visão de Nico com seus “conflitos” que nos foram apresentados no último livro, e que ficaram muito boas, por sinal.

Um romance á distância tentou ser criado com o Leo e com Calipso, mas foi uma falha enorme. Era insuportável ler os capítulos dele, pois estavam divididos entre piadas sem graça, Calipso e uma pequena parcela de ação. Sinceramente, eu apenas não pulei os capítulos dele porque era necessário ler o livro inteiro. Trocaria todos os capítulos do Leo por apenas um capítulo do Frank, pronto, falei.

E a profecia? Rick Riordan já fez profecias melhores, e já resolveu profecias de forma melhor. Simplesmente não ouve um “juramento a manter com um alento final”, pois o autor fez tantos juramentos, e acabou fazendo mais, que parecia que ele tinha escrito a profecia ás cegas e depois esquecido o por que daqueles palavras enquanto escrevia o último livro.

Muita gente reclamou do final, mas eu gostei dele, o que realmente poderia ser melhorado foi o rumo que três personagens tomaram, pois ficou algo realmente muito aberto.

A pior parte de O Sangue do Olimpo é que ele acabou se tornando um livro comercial, pois com um final aberto e com a promessa do lançamento de uma série de mitologia nórdica no próximo ano, é inevitável não ter certeza de que ele com certeza fará um crossover entre Percy Jackson & Os Olimpianos/Os Heróis do Olimpo, As Crônicas dos Kane e Magnus Chase (sim, isso mesmo que você leu, e sim, ele tem parentesco a Annabeth) e os Deuses de Asgard, que, sinceramente? Não sei se estou afim de ler, pois me parece comercial demais.

E é isso. O Sangue do Olimpo veio apenas para dar um final, e eu não senti a necessidade de satisfazer ninguém. Se você leu a série até o último livro, eu recomendo ler esse, mas…

 

Até a próxima ^^

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s