Resenha: Não se Apega, Não – de Isabela Freitas

Olá gente, tudo bem! Então… semana passada não teve resenha. Para quem me aocmpanha no Instagram, sabe que a quatro meses atrás eu comprei o box branco da Saga Crepúsculo, e eu comecei a ler para fazer um Especial. Li Crepúsculo, gostei bastante, terminei Starters, fui ler Lua Nova e… desde a resenha de Starters eu estou lendo Lua Nova. Eu realmente não estou conseguindo ler esse livro. Mas não irei desistir, então li esse para não deixar o blog parado. Sinto muito, muito mesmo. (Crítica de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos e de A Esperança pt. 1 estão chegando, aguardem um pouco)

 

images.livrariasaraiva.com Não se Apega, Não

de Isabela Freitas, 2014

Editora Intrínseca, 256 págs

Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Loucos são os que mantêm relacionamentos ruins por medo da solidão. Qual é o problema de ficar sozinha? Que me desculpe o criador da frase “você deve encontrar
a metade da sua laranja”. Calma lá, amigo. Eu nem gosto de laranja.
O amor vem pros distraídos.

Tudo começa com um ponto-final: a decisão de terminar o namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal per-fei-to! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor-próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos.
Parece fácil, mas atrapalhada do jeito que é, Isabela precisa primeiro lidar com o assédio de um primo gostosão, com as tentações da balada e, principalmente, entender que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado.
Isabela Freitas, em seu primeiro livro, narra os percalços vividos por sua personagem para encarar a vida e não se apegar ao que não presta, ainda assim, preservando seu lado romântico.

Gostaria de começar falando da edição. Cara, que edição linda. A capa é simples e bonita, a contracapa tem aquela nuvenzinha de tweet com a sinopse (que eu, que ama o Twitter de paixão, amei ainda mais). A cada capítulo, duas páginas inteiramente vermelhas com dois balõezinhos de tweet com uma frase dela (Geralmente humorizada e com o bom e velho internetês, como “Falsidade é mato e vc é uma vaca”) e um balãozão de tweet com o título. As letras são grandes e a diagramação é bem feita, além de um hiper cuidado na revisão, nenhum errinho (nem parece a editora que publicou Os Heróis do Olimpo). O livro te conquista só por essa edição linda. Parabéns Intrínseca!

A escrita da Isabela Freitas é muito boa. Ela sempre está conversando com o leitor, e isso cria uma empatia muito boa. Ela não tem medo de citar coisas do universo pop, o que faz a empatia ficar maior, além de que é impossível não se identificar com a personagem criada.

O jeito que ela escolheu para criar a história foi muito bom. É uma mistura de autoajuda com ficção que ficou incrível. Ela se foca mais na história em si (com diálogos, ações etc) do que nas partes de autoajuda, o que deixou o livro mais confortável. Mas isso não significa que as partes de autoajuda sejam ruins. Com uma escrita bem simples e direta, é impossível não ler essas partes sem levar uma liçãozinha para a vida, pois o livro contém conselhos incríveis.

O ritmo é bem rápido e o livro passa em um piscar de olhos. Infelizmente, os outros dois personagens apresentados não foram aprofundados, mas não julguei necessário ter, já que “contar uma história” não me pareceu ser o ponto principal e mais importante do livro. Mesmo assim, a autora peca nos diálogos, que acabaram sendo iguais e artificiais demais.

É um livro de leitura super gostosa, que ainda vem de brinde vários conselhos muito bons! Altamente recomendado a todos!

 

Até a próxima o/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s