PEDA #17 – Entrevista com Miriã Veloso (Um Italiano em Minha Vida)

Olá! Seguindo o ritmo de entrevistas, hoje teremos entrevistas com a Miriã, que está prestes a lançar seu primeiro livro, o Um Italiano em Minha Vida!

Mesmo que ele ainda não tenha sido lançado, você pode ler a história pelo Wattpad. Prometo (promessa de mindinho gente, coisa séria) anunciar o lançamento por aqui!

“Prepare sua caixinha de lenços e um pouco de chocolate quente (ou chá). Você vai se encontrar num passatempo clichê “água-com-açúcar” capaz de te encher os olhos d’água.”

12849602-256-k4867081. Existe algum personagem no livro ou em uma fanfic que é baseado ou inspirado em você?

Miriã Veloso: Quase todas as personagens femininas. E eu diria que os personagens masculinos também, mas indiretamente. Como? A tendência de muitas escritoras é sempre criar um personagem homem baseado em alguém que ela conheceu ou gostaria de conhecer. Logo, Anthony é um pouco baseado no tipo de homem que eu gostaria de conhecer, assim como Fred e James.
Já as personagens mulheres, cada um tem um pouco de mim. Louise tem o mesmo amor pela escrita e pela dança que eu tenho, mas ao mesmo tempo tem uma ousadia que eu não tenho, mas gostaria de ter. Marianne já retrata meu lado meio maluca, que de vez em quando gosta de “colocar lenha na fogueira”, mas nada fora do limite. E Giulia retrata meu lado de irmã ciumenta.
Colocar um pouco de você num personagem é uma regra natural.

 

  1. Qual foi sua primeira fic de sucesso?

M.V.:”Um Italiano em Minha Vida”, meu livro. Foi o único projeto no qual consegue terminar, mesmo levando dois anos. A princípio, era quase uma fic ou spin-off de Sushi (Marian Keyes). Mas acontece que, felizmente, eu não consigo copiar completamente uma história e fico feliz e saber disso através dos próprios leitores. Tudo começou no orkut. Depois que anunciaram o fim dele, migrei o quanto antes para o Wattpad. Esse livro só faz sucesso hoje, graças às minhas tentativas na época do orkut. Serei grata pro resto da vida aos leitores das WNF`s e SW.

 

  1. Como foi transformar a fic em livro? Teve alguma coisa que você mudou e que te deu um aperto no coração depois (no sentido de você gostar muito daquela parte, mas perceber que ela não encaixava no livro)?

M.V.:Não foi exatamente uma transformação. Eu sempre realizo meus projetos sonhando um degrau mais alto. Por mais que no começo fosse um spin-off de um livro famoso, eu não deixei de continuar escrevendo-o como livro. Desde o começo, a ideia era de ser um livro. Mas pra ser sincera, nesse primeiro livro, eu relaxei um pouco, não por preguiça mas pela frustração que nós escritores temos por natureza. Eu gostaria de ter pesquisado mais a fundo, ter destacado mais os lugares e as visitas dos personagens à Itália. Essa é a minha frustração no quesito “trecho que não encaixou na cena”, eu não sabia como encaixar as descrições então acabei deixando do jeito que está. Mas nos próximos, garanto que os leitores poderão conhecer melhor os lugares em que viajarão junto aos personagens!11094214_963363980374860_1246773099_n

 

  1. Quando foi o processo de começar a correr atrás de editora para a publicação? Algum leitor ajudou nesse momento?

M.V.: Comecei ano passado, se não me engano. Na verdade, eu nunca quis publicar. Sou uma pessoa meio antipática e não gosto muito de sessão de fotos e autógrafos (VOCÊ TÁ MALUCA FILHA?), sim, eu não gosto, hahaha. Todas as editoras para quem eu mandei, aprovaram meu livro. Mas vai por mim, não é grande coisa. A maioria das editoras só querem o dinheiro do sucesso que o seu livro vai fazer. Mas depois de um tempo, analisando as propostas, um amigo, da Selo Jovem, me fez uma ótima proposta, e desde então, o sonho dos amigos de ter um exemplar do meu livro, está cada vez mais perto de se realizar. Só quero que as pessoas leiam e apreciem minhas histórias, nada mais. Meus leitores e amigos são os meus maiores parceiros. Não são muitos, mas são o suficiente para me manter firme e me ajudar sempre que precisar. Sou grata a cada ajuda que eles ofereceram, mesmo que tenha me ajudado a mudar uma simples frase ou a decidir se eu usaria um pseudônimo ou não. Faço questão de mencionar os que realmente me ajudaram na dedicatória e sempre que eu tiver oportunidade.

 

  1. Como está sendo a reação dos leitores da fic? Alguma que você registrou mentalmente por ser muito emocionante/engraçada?

M.V.:Eu não tenho muita ideia da reação deles porque infelizmente os leitores não costumam comentar, é claro que fico chateada, mas não exijo que comentem. Mas quando recebo um comentário, fico muito feliz, tanto quanto a felicidade de saber que vou poder ter meu livro impresso. Cada comentário, por mais simples que seja, é especial pra mim. Mas tem um em especial que nunca vou me esquecer: quando uma moça disse que foi até uma livraria perguntando se tinham o meu livro pra vender! Fiquei pasma. Eu jamais esperaria que isso acontecesse. O máximo que eu espero acontecer é de uma pessoa chegar até mim e pedir para ler meu livro, por indicação de um amigo. Mas isso?! É uma lembrança que vou guardar pro resto da vida, mesmo depois de publicado.

 

  1. Qual seu pior medo como autora?

M.V.: Acho que de ser plagiada, mas isso acontece todos os dias. Rapaz, nunca parei pra pensar nisso! Como eu falei antes, eu nunca quis publicar, seguir carreira, logo nunca pensei em alguma coisa que pudesse me prejudicar. Acho que é uma questão a se pensar.

 

Obrigado pela entrevista Miriã ❤

Deixe um comentário

