PEDA #22 – Como Se Faz Um Filme (Pré-Produção, Produção e Pós-Produção)

Quer fazer facul de Cinema e Audiovisual mas não sabe em qual área você quer fazer, ou não sabe como funciona uma tal área, suas dúvidas acabam aqui!

Antes de tudo, temos que saber como um filme é feito. Para fazer um filme, é preciso passar por três etapas: pré-produção, produção e pós-produção.

Antes de tudo, todo o conteúdo desse post foi baseado em vídeos sobre cinema da Lully, do canal Lully de Verdade. No final do post, vou deixar a “videografia” que eu usei. (OBS: Serão dois posts. O próximo saíra dia 24)

Pré-Produção: Aqui, se pensa em tudo do filme. Começa-se primeiro pelo argumento, ou seja, a ideia central do filme. Esse argumento tem que ter mais ou menos um parágrafo, e por isso, tem que ser breve. Um exemplo de argumento:

Julia vive em Recife, até que seu pai tem que ir para São Paulo a trabalho. Ela, se rebelando á família, se muda para o outro estado junto com ele. Lá, ela conhece e se apaixona por Matias, um garoto que um grande talento para escrever, e eles começam a trocar cartas. Eles namoram e casam, e continuam trocando cartas. Matias tem que fazer uma viagem para Salvador, mas ele acaba tendo um ataque cardíaco durante o voo. Totalmente desolada, Julia começa a enviar cartas em balões, na esperança que o espírito de Matias as leia. E depois ela ocmeça a receber diversas cartas em diversos idiomas, contando diversas histórias. Nessas histórias, ela recebe resoluções para a vida e lembranças de momentos da vida dela. No final, ela se recuperada da morte do marido, após ler tantas histórias, e lança um livro contando todas elas, e como elas a ajudaram.

Esse é um exemplo de argumento. Ele deve ter começo, meio e fim. Após ele ser aceito, o roteiro pode começar a ser feito. É bom destacar que o roteiro nunca vai ser o mesmo do começo ao final do filme. Por exemplo, Boyhood seria um filme horrível se ele não tivessem deixado o roteiro flexível para a passagem do tempo. O roteirista tem que saber disso, saber que a cada momento o roteiro pode mudar sim. Além disso, o roteiro não contém apenas o diálogo. Ele contém descrição da cena, posição das cenas, expressão do personagem etc. O roteiro tem grande parte do filme escrito.

Além do roteiro, praticamente toda a parte do filme que não é de propaganda, de montagem e visual do filme é feita na pré-produção. É aqui que você vai decidir o que acontece no filme. Por exemplo, você quer que tenha um copo de starbucks em todas as cenas do filme. Então, você tem que pensar nisso durante a pré-produção, e não pode pensar nisso durante a produção.

Também é nesse período que o produtor vai decidir quem vai ser chamado para fazer um filme. É aqui que você vai contratar todo o pessoal do filme, seja equipe técnica, seja elenco.

Você também vai pensar em alguns prováveis extras. Você quer que tenha um making-off da cena do casamento? Fale isso durante a pré-produção. Não vai adiantar mais você fazer isso enquanto o DVD está ficando pronto

Além disso, num filme, você trabalha com pessoas. A filmagem dura 8 horas. Como vai ser a alimentação do pessoal? Um biscoitinho com leite, uma macarronada? E se tem algum ator que precisa ser pego na casa dele, você vai manda rum helicóptero, uma van, uma carroça? E o equipamento? Os equipamentos estão disponível ou vão ter que ser alugados?

 

Produção: É toda a parte de gravação. É quando o figurino é colocado, a luz é acesa, a câmera é ligada e o filme começa a acontecer de verdade. Tudo o que você pensou para fazer na pré-produção você vai colocar em prática agora.

Aproveite enquanto o ator está em sua disposição, grave bastante. Se pensou em extras e quer fazer, não espere até o filme estar finalizado: agora é o momento.

Aproveite e grave mais do que o necessário. Grave o suficiente para um filme de cinco horas, mesmo que o seu não vá passar de uma hora e meia. É melhor ter e não usar do que não ter e precisar.

 

Pós-Produção: É aqui que o restante do filme fica pronto. Agora, vai ser feito trilha sonora, montagem de som, ADR (Aditional Dialogue Recording, que é quando a fala fica muito baixa ou difícil de entender no filme, então os atores voltam para o estúdio para dublar pequenas partes), mixagem de som, remasterização e os cortes. Geralmente, um filme tem diversos cortes até o corte final.

“O que é corte?” corte é o produtor “final do filme”. O primeiro corte de um filme tem, por exemplo, quatro horas. Então, eles vão tirando e arrumando tmepo de cena, até chegar no corte final, que é o corte que aparece pros espectadores.

Após o filme estar pronto, agora começa a distribuição e a exibição. Como é que você vai distribuir seu filme, e como vai exibí-lo? Você pode mandá-los para os cinemas, ou passar em festivais. Pode até mesmo lançar em home video, ou seja, ele vira dvd/blu-ray e vai para as locadoras ou para as lojas. Hoje em dia, tem até streaming direto para a internet!

Caso você escolha distribuir pelo jeito mais comum, que é o cinema, você tem que ter um cuidado maior com a publicidade. Como você vai fazer as pessoas conhecerem o seu filme? Vai lançar só o trailer e o pôster oficial? Ou vai lançar trailer, vai fazer uma página no facebook, vai colocar brinde na pipoca, vai pagar canais de tv ou youtube (recentemente, canais de youtube estão ajudando muito em divulgação de filmes!) para falar bem do filme?

Nesse momento, o produtor está lá na distribuidora vendo como vai ser a distribuição do filme em si. Ele vai ver em quais cinemas vai passar, quanto tempo vai ficar em cartaz, quantas salas vão passar o filme.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s