PEDA #23 – Afinal, Quem Tem Cacife Para Falar de Literatura?

Há dois anos (!!!), a pioneira dos booktubers, Tatiana Feltrin, fez um vídeo lançando o vídeo “Afinal, Quem Tem Cacife Para Falar de Literatura?” (https://www.youtube.com/watch?v=YrOGE_DVJHM), fazendo duas perguntas: “quem tem cacife para falar de literatura?” e “as pessoas podem falar sem ter conhecimento teórico literário?”

E eu vou responder. Yay.

 

Bem, existe aquele negócio de que a partir do momento em que você compra alguma coisa, você pode fazer o que quiser com ela. E com o livro, é exatamente a mesma coisa. E como o livro é algum um pouco mais intelectual do que físico, o “comprar” é simplesmente trocado por “ler”. A partir do momento em que você termina (ênfase em termina) o livro, você pode fazer o que “quiser” (claro, respeitando as leis) com o conteúdo. Ou seja, você tem todo o direito do mundo de falar sobre o livro.

Agora, vamos voltar ao fato de que eu enfatizei “termina”. Eu o enfatizei pois, na minha opinião, você só “tem” esse cacife quando você lê o livro até a última página, até a última linha, até o último ponto final. Ou seja, não adiantada nada você ler as duas primeiras páginas e ir atacar nas redes sociais que o livro consegue ser “pior que Crepúsculo e Cinquenta Tons de Cinza” (sendo que você também não terminou de ler nenhum desses!). Sem terminar de ler tudo, você não está “protegido por esse cacife”.

Agora, do mesmo jeito que uma pessoa não precisa ser formado em medicina para falar quando alguém está com febre, uma pessoa não precisa saber de teoria literária para falar de um livro. Mas claro, o diagnóstico do médico será mais preciso, mas isso não desmerece a pessoa que está acompanhando o paciente.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s