PEDA #24 – Algumas Áreas do Cinema

Agora que você já sabe como um filme é feito, vamos ver como é cada área do cinema?

 

Produção:

Temos duas pessoas: o Produtor e o Assistente de Produção

O produtor é quem financia e faz a logística do filme. Ele vai atrás de mão de obra, inicia o projeto, coordena, supervisiona e e arrecada fundos. Ele sempre está com uma empresa, que é a produtora.

 

-Direção:

Temos duas pessoas aqui: o Diretor e o Assistente de Direção.

O diretor é aquela pessoa que entende sobre todos os departamentos, e por isso, tem que saber juntas todos esses departamentos para que o filme funcione. Digamos que o figurino quer que a cor do vestido seja cinza por tal motivo, mas que a direção de arte quer por outro motivo.

Além disse, ele tem que coordenar os atores. Pouquíssimos filmes são gravados em ordem sequencial, e por isso, o ator não vai ter a resolução da cena seguinte. Por exemplo, o personagem acabou de acordar de uma festa, mas o ator ainda não gravou essa cena. Então, o diretor vai instruir ele de que ele tem que ter uma aparência cansada, ou que até mesmo o personagem está de ressaca.

 

-Direção de Arte

Temos cinco pessoas: o diretor de arte, o cenógrafo, o figurinista, o maquiador e o aderecista.

O diretor de arte é responsável pela outra parte visual do filme. Enquanto o Diretor de Fotografia cuida mais das luzes e das câmeras, a equipe de arte é responsável pelo cenário, figurino, maquiagem, penteado e objetos dentro do cenário. É estritamente necessário que o diretor de arte tenha uma boa conversa com o diretor de fotografia, para eles criarem junto suma linguaguem adequada para o filme, que claro, deverá ser mediada pelo diretor geral.

Após essa conversa, o diretor tem que criar pranchetas, nas quais ele coloca referências para fazer os elementos.

 

-Direção de Fotografia/Cinematografia

Temos quatro pessoas aqui dentro: Diretor de Fotografia,Operador de Câmera/Cameraman, 1º Assistente de Câmera/Foquista e 2º Assistente de Câmera.

O Diretor de Fotografia que decide o tipo de filme utilizado, o tipo da lente, os filtros das cenas, além das cores e focos das mesmas. Resumidamente, ele é responsável por tudo o que é visual no filme. Tudo isso é decidido na hora em que ele entra no set, além de ele ter que ajustar as luzes.

 

-Continuidade

Temos apenas uma pessoa aqui, que é o continuista.

Diferente do que muita gente pensa, continuidade é diferente de continuação. Enquanto uma continuação é algo que vêm em sequência de outra, continuidade é a sequência de planos mostrada no filme. O personagem aparece com uma caneca em um momento, e depois corta para outro personagem e depois volta para ele. A caneca, na hora em que a câmera volta para ele, tem que ser a mesma e, a não ser que antes de cortar ele, ele não tenha bebido nada, o volume do conteúdo tem que ser o mesmo. E ele também cuida da quebra de eixo, ou seja, se um personagem está do lado esquerdo e a câmera está em close nele, o outro personagem com quem ele está dialogando tem que aparecer no lado direito, e vice-versa.

É isso que o continuista faz. Além disso, ele vê se as luzes não mudam, os acessórios e adereços dos atores, e como ele conhece o muito bem o roteiro, ele tem que saber

 

Referências:

Lully de Verdade – Como Nasce Um Filme

Lully de Verdade – O Que é Direção de Fotografia?

Lully de Verdade – O Que é Continuidade?

Faculdade Cásper Líbero – Direção de Arte – Aula 1: Conceito e Projeto

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s