PEDA #27 – Qual é o Perfil do Leitor de Sagas Brasileiro?

Em dois grupo de leitores no Facebook, eu coloquei uma enquete com os dizeres: “Vote em todas as sagas que você já leu, independente de ter gostado ou não.” E coloquei as seguintes sagas:

 

Harry Potter

Crepúsculo

Mundo de Tinta

Senhor dos Anéis

A Seleção

Os Instrumentos Mortais

Jogos Vorazes

Trilogia Anômalos

Fazendo Meu Filme

Deuses de Dois Mundos

A Arma Escarlate

Garota ❤ Garoto

 

Não coloquei essas séries de propósito. Vou explicar a escolha delas:

 

Harry Potter, Crepúsculo e Senhor dos Anéis: mostrar como está a leitura de sagas que fizeram sucesso antigamente

Harry Potter, Senhor dos Anéis, Os Instrumentos Mortais, Mundo de Tinta,  A Arma Escarlate e Deuses de Dois Mundo: mostrar como está a leitura de sagas de fantasia

Crepúsculo, Fazendo Meu Filme e Garota ❤ Garoto: mostrar como está a leitura de sagas de romance

Garota ❤ Garoto e A Seleção, Trilogia Anômalos, Fazendo meu Filme, Deuses de Dois Mundos e A Arma Escarlate: leitura de sagas não adaptadas para o cinema

Jogos Vorazes, Trilogia Anômalos e A Seleção: leitura de sagas distópicas

Trilogia Anômalos, A Arma Escarlate, Fazendo Meu Filme e Deuses de Dois Mundos: leitura de sagas nacionais

Mundo de Tinta e Instrumentos Mortais: leitura de sagas que tiveram uma adaptação fracassada nos cinemas

Além para ver quais dessas sagas é a mais lida. Além disso, fiz isso para descobrir qual é o perfil do leitor de sagas brasileiro.

 

Vamos lá: Foram muitos votos. No total, deu 538 votos! Obrigado a todos!

Agora, o número de votos das sagas

Harry Potter – 117 votos

Crepúsculo – 75

Mundo de Tinta – 18

Senhor dos Anéis – 43

A Seleção – 60

Os Instrumentos Mortais – 65

Jogos Vorazes – 131

Trilogia Anômalos – 2

Fazendo Meu Filme – 17

Deuses de Dois Mundos – 4

A Arma Escarlate – 4 (0 votos em um dos grupos)

Garota ❤ Garoto – 2

 

Com isso, vamos aos resultados:

 

Sagas “antigas” (Harry Potter, Crepúsculo e Senhor dos Anéis): 43,6% dos votantes já leram sagas antigas. A mais lido é Harry Potter, seguida por Crepúsculo e O Senhor dos Anéis.

Sagas de fantasia (Harry Potter, Senhor dos Anéis, Os Instrumentos Mortais, Mundo de Tinta,  A Arma Escarlate e Deuses de Dois Mundo): 46,6% dos votantes já leram sagas de fantasia. A mais lida é Harry Potter, seguida por Os Instrumentos Mortais, O Senhor dos Anéis, Mundo de Tinta e Deuses de Dois Mundos e A Arma Escarlate.

Sagas de romance (Crepúsculo, A Seleção, Fazendo Meu Filme e Garota ❤ Garoto): 28,6% dos votantes já leram sagas de romance. As mais lida é Crepúsculo, seguida por A Seleção, Fazendo meu Filme e Garota ❤ Garoto.

Sagas não adaptadas/adaptações pouco conhecidas para o cinema (Garota ❤ Garoto e A Seleção, Trilogia Anômalos, Fazendo meu Filme, Os Instrumentos Mortais, Mundo de Tinta, Deuses de Dois Mundos e A Arma Escarlate): 31,9% dos votantes leram sagas não adaptados para o cinema ou com adaptações pouco conhecidas.

-47% desse total leram as com adaptações pouco conhecidas

-79% desse total leram as que não tem adaptações.

A saga mais lida é Os Instrumentos Mortais, seguida por A Seleção, Mundo de Tinta, Fazendo meu Filme, Deuses de Dois Mundos, A Arma Escarlate, Trilogia Anômalos e Garota ❤ Garoto.

Sagas Distópicas (Jogos Vorazes, Trilogia Anômalos e A Seleção): 35,8% dos votantes leram sagas distópicas. A mais lida é Jogos Vorazes, seguida por A Escolha e Trilogia Anômalos.

Sagas Nacionais (Trilogia Anômalos, A Arma Escarlate, Fazendo Meu Filme e Deuses de Dois Mundos): 5,018% dos votantes leram sagas nacionais. A mais lida é Fazendo meu Filme, seguido de Deuses de Dois Mundos, A Arma Escarlate e Trilogia Anômalos.

 

Claro, o fato de uma categoria ter mais livros do que a outra influencia bastante o resultado final. Mas, olhando os votos, podemos ter algumas conclusões:

1) Quando a saga é adaptada para o cinema, ela tem uma procurar maior (visto que Harry Potter, Jogos Vorazes, Crepúsculo e Instrumentos Mortais tiveram mais de 50 votos)

2) Pegando as três sagas de distopia e as três sagas de fantasia mais votadas, temos 195 votos em distopias e 225 votos em fantasia. Ou seja, as sagas desse gênero são as duas mais lidas.

3) Mesmo distopia e fantasia sejam os gêneros mais lidos, o “tipo” mais lido são as “antigas”, que contém 235 votos. 10 votos de diferença das de fantasia e 20 votos de diferença das distopias.

3) Por mais que a saga mais lida seja a de fantasia, Jogos Vorazes, que é uma distopia, é o livro mais lido da enquete, com 14 votos de diferença de Harry Potter.

4) As sagas nacionais são as menos lidas, com 27 votos. Mas Fazendo meu Filme é a saga nacional mais lida.

5) Mesmo sendo as menos lidas, elas conseguem ser mais lidas que as série com menos de 20 pontos, que computam 22 votos no total.

 

E é isso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s