PEDA #28 – E Então, Qual é a Inesperada Virtude da Ignorância? – Explicando Birdman

Olá! Hoje, vou “explicar” um pouco sobre um filme que todo sabem que eu amo e que é um dos meus favoritos da vida: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)! ❤

OBS: Sim, vão ter diversos spoilers do filme durante o post.

BirdmanposterBirdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance) ) foi o grande vencedor do Oscar 2015, levando para casa as estatuetas de Melhor Roteiro Original, Melhor Edição, Melhor Diretor e a categoria mais importante de noite, Melhor Filme. Ele também foi vencedor dos Globo de Ouro por Melhor Ator e Melhor Roteiro.

Mas, mesmo levando na bagagem tantos prêmios, houve uma infinidade de gente que não entendeu o filme, e principalmente, nem o final.

Primeiro, temos que nos perguntar: “Quem é Riggan Thomson?”

A resposta: Riggan Thomson é um ator/diretor que estava no flop mas que quer voltar ao estrelato.

Ou será que o cero seria: Riggan Thomson é um cara em que a filha acabou de sair da reabilitação de drogas mas que ainda usa maconha, lembre-se disso, é importante, mas que ainda tem problemas com ela e com a esposa.

Ou talvez: Riggan Thomson é um ator que, desde que recusou rodar Birdman 4, o quarto filme de uma série de filmes de super-herói super famosas, tem, além da fama escapada pelos dedos, sido assombrado por uma espécie de fantasma do próprio Birdman e não consegue sair do personagem.

E a resposta correta é…

Isso mesmo. Todas.

birdman 1

Riggan Thomson é um cara de diversas facetas. Logo no começo do filme a gent ejá percebe isso: o filme começa com ele levitando (“WTF? COMO QUE ELE TÁ LEVITANDO?), e depois vai para uma cena com o produtor da peça, já mostrando os problemas que a peça está trazendo, e junto disso, mostra vários problemas familiares. O resto da história e dos problemas, como uma crítica cinematográfica que odeia atores de filmes de super-herói que começa a ameaçar fazer uma crítica que vai destruir o espetáculo de Riggan, vai se desenrolando de acordo com o filme.

birdmanMuita gente não entendeu por que cargas d’água ele fica o filme inteiro usando os “poderes” do Birdman, mas isso é algo bem simples: Riggan Thomson tem problemas mentais.

Não sou psicologo para afirmar qual doença ele tem, mas eu digo que essa doença se originou do fato dele ser extremamente perfeccionista, e isso juntado ao fracasso dele depois de rasgar contrato com Birdman, fez ele perder a noção das coisas. Tanto que o filme vai avançando e o Birdman vai aparecendo ainda mais, justamente para mostrar que quanto mais o tempo passa e mais problemas ocorrem, a doença e a “loucura” do Riggan só aumentam.

E é aí que eu posso explicar o final.

Basicamente, o filme é isso: tudo que possa parecer maluco, como as cenas de explosão, ação e poderes, é tudo mente do Riggan, tudo que esteja diretamente ligado com Birdman, é fruta da mente dele.

Quero dizer, menos uma cena.

O tiro.

Logo na noite de apresentação, sendo que na noite anterior entrar no palco seminu após passar pela rua lotado, assim atraindo muita gente para a estréia, Riggan decide dar um basta, que não vai aguentar mais, e aí, aproveitando que na cena ele usa uma arma de brinquedo, ele pega uma arma de verdade.

E acontecem duas coisas bem relevantes para o final: o tiro e os aplausos.

Mas pera, vou falar do tiro primeiro.

Após o tiro, acontece o primeiro corte “notado” do filme, já que ele é todo em plano-sequência, ou seja, sem cortes visíveis, e vemos Riggan e a filha no hospital.

Também vemos vários repórteres, mas isso tem mais a ver com os aplausos do que com o tiro, então daqui a pouco eu falo sobre eles.

Após um diálogo, a filha sai do quarto e Riggan vai banheiro. Lá, ele “encontra” o Birdman, e após um diálogo, ele vai para a janela, a abre e tenta seu segundo suicídio, ou seja, pula.

Alguns instantes depois, a filha entra no quarto, procura o pai, e depois vai para a janela. Nós esperávamos que ela olhasse para o chão e começasse a chorar loucamente.

Mas não é isso o que acontece.

emmastonebirdman_a852Ela chora, mas chora olhando para o céu! E é o momento em que o público sai da sala, indignado por ter gastado duas horas para ver algo sem sentido com um final com menos sentido ainda.

Pera gente, sai não, tem explicação sim!

Lembram-se que eu disse que a filha usava maconha? Bem, a maconha produz efeitos lúcidos, ou se usando da linguaguem informal adolescente, a pessoa que usa fica loucona.

E se supondo que a filha tenha fumado maconha ou algum outro tipo de droga que produz o mesmo efeito, e que o pai eram um “loucão” que nem ela, temos a conclusão de que ela viu o pai voando.

Isso parece ainda sem mais sentido, mas vamos lá. Ela entendia a loucura do pai, e a única coisa que ele queria era ser livre, ser o Birdman novamente. E, com a vida cheia de problemas, a única maneira de ele se libertar era com a morte, e a filha entendeu isso. Ela entendeu que o pai agora estava livre, podendo voar com o traje de Birdman pelos altos céus.

E agora, o que eu realmente estava querendo falar: qual é da tal “Inesperada Virtude da Ignorância”?

O público raramente sabe da vida pessoal do artista. Vemos muito dos problemas de Riggan durante o filme, e percebemos que o público que assistia os filmes deles nem faz ideia disso.

Na cena da arma, acontecem duas coisas essenciais: o tiro e os aplausos. Agora, nós vamos ver o que significa os aplausos (e os repórteres).

Obviamente, o tiro foi de verdade, o Riggan atirou em si próprio. Mas, graças á ignorância que o público tem, eles não percebem isso e acham que é tudo atuação. E isso muitas vezes acontece na vida real, com o público aplaudindo coisas horríveis que aconteceram com os autores, sendo que isso, na verdade, é algo a ser chorado, e não aplaudido.

A “Virtude da Ignorância” é isso. É não saber os piores sofrimentos dos atores, é esquecer que os atores são seres humanos, que tem uma vida, uma história, sentimentos, atrás da maquiagem, do figurino, das luzes, e do roteiro.

E por que “inesperada”? Pelo fato de várias pessoas que assistiram o filme e entenderam isso nunca haviam parado para pensar nisso.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s